sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Lenda Chinesa: o maior inimigo do amor é o egoísmo

(Autor desconhecido)


Um discípulo perguntou a seu orientador espiritual:
"- Mestre, qual é a diferença entre o céu e o inferno?"

E o mestre respondeu:
"- Era uma vez um grande monte de arroz, cozido e preparado como alimento. Ao redor dele muitas pessoas quase morrendo de fome. Não podiam se aproximar do monte de arroz. Mas possuiam longas colheres de 2 a 3 metros presas às suas mãos. Conseguiam apanhar o arroz, mas não conseguiam colocá-lo na própria boca. Porque os palitos em suas mãos eram muito longos. E assim, famintos e moribundos, embora juntos, mas solitários, permaneciam priosioneiros daquela fome eterna, diante de uma fonte inesgotável de alimento, de uma fortuna inesgotável. Isso era o inferno.

"Havia também um outro grande monte de arroz, cozido e preparado como alimento. Ao redor dele muitas pessoas também. Cheias de vitalidade, pois sempre que sentiam fome se alimentavam adequadamente. Não podiam se aproximar do monte de arroz. Mas possuíam longas colheres de 2 a 3 metros presas às suas mãos. Conseguiam apanhar o arroz, mas não conseguiam colocá-lo na própria boca. Porque as colheres em suas mãos eram muito longas.

Mas com suas longas colheres, em vez de levá-las à própria boca, serviam-se uns aos outros o arroz. E assim matavam sua fome insaciável. Numa atitude de paciência e espera, de grande comunhão fraterna. Juntos e solidários, gozando a excelência uns dos outros e das coisas. E isso era o céu.

Nenhum comentário: