quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Ajudando a criança a orar e a ter comunhão com Deus (Anita Betts Way)
A Geração de crianças de hoje, tem uma vida agitada e cheia de atividades. Quando não tem atividades está em frente à Televisão onde suas mentes se enchem de ensinamentos bons e maus.
O desafio para nós professores/as é ajudar as crianças a acharem “tempo” para ter alguns momentos em comunhão com Deus.
Dando início:
Peça um voluntário para sair da sala (escolha a pessoa com quem você já combinou a brincadeira). Quando “Jorge” voltar nós vamos dar a ele algumas dicas para ele encontrar o “tesouro” (balas de mel, se possível, ou outra bala que as crianças gostem). Vamos falar quente ou frio ajudando Jorge a encontrar o tesouro, então todos vamos ganhar umas balinhas.
Estamos prontos? Eu vou dar 3 segundos para o Jorge encontrar o “tesouro”. (Jorge foi devidamente instruído para não encontrar o tesouro dentro de 30 segundos!)
Esperem! Não falem ainda do esconderijo! Isto ainda é nosso segredo. Como é que vocês se sentiram quando Jorge ignorou suas dicas de ajuda? (Frustrados, queriam gritar mais alto).
E o que acontecerá porque Jorge não encontrou o tesouro? – Nós não ganharemos as balas. E o que acontece se nós não prestamos atenção nas coisas que Deus tem para nos oferecer? – Saímos perdendo, não ganhamos coisas boas.
Então vamos tentar novamente a brincadeira (as crianças vão falar quente ou frio e o Jorge vai encontrar as balas). Ponha as balas no centro da rodinha e pergunte: Como vocês se sentiram quando o Jorge começou a chegar cada vez mais perto? (alegres). É assim que nos sentimos também quando ouvimos o que Deus tem a nos dizer. Quais são algumas maneiras de estarmos sintonizados com Deus? (lendo a Bíblia, orando). Antes de ganharmos as balinhas vamos ler algo aqui na Bíblia: Salmo 119: 97-104.
Enquanto as crianças estão saboreando as balas, tire uma cebola de dentro de sua bolsa e diga: Ih, já ia esquecendo, será que alguém preferiria comer uma cebola em vez das balas? Porque preferimos as balas? (porque são doces e o mel faz bem.) Porque será que a Bíblia diz: “”quão doces são as tuas palavras ao meu paladar? O Salmista poderia ter dito que era como comer cebola... – Mel é gostoso e faz bem, a cebola arde e dá mau hálito).
Que coisas boas você ganha ao comer mel? – (Energia, vitaminas)
Que coisas boas ganhamos ao ler a Bíblia? (aprendemos sobre o amor de Deus, sentimos conforto e recebemos orientações). O que o autor dos Salmos diz que ler a Palavra de Deus faz a ele? (ler versos 97 em diante)
Deus fala conosco através da sua Palavra. A Bíblia é como uma carta escrita para cada um de nós. É tão gostoso receber cartas, não é mesmo? Imagine você recebendo uma carta de Deus, com certeza iria ler e reler muitas vezes.
Eu espero que você faça isso mesmo. Deus fala conosco de outras formas também – especialmente através da oração. Sobre o que você ora? (agradecendo pela família, amigos, etc e também pedindo ajuda e bençãos). Você já parou para ouvir Deus falar com você? Vamos ler sobre uma pessoa que escutou e ouviu a voz de Deus. Era um menino assim mais ou menos da idade de vocês.
Ler I Samuel 3:2-11. (escolha 4 pessoas para fazer a leitura: Deus, Eli, o Narrador e Samuel. Antes da leitura faça uma pequena introdução à história, de como Samuel (ainda bem pequeno) veio viver no templo com Eli e servia no templo. Esta história aconteceu numa noite, quando Samuel estava quase dormindo...
Depois de ler a história explique que Deus falou para Samuel como a família de Eli seria repreendida, por terem quebrado as leis de Deus.
Quem Samuel pensou que o estivesse chamando? (Eli) Por que ele estava confuso? (Porque nunca tinha ouvido a voz de Deus). Porque pode ser mais fácil ouvir a voz de Deus à noite? (mais sossegado) Em que outros momentos podemos ouvir a voz de Deus? (na Igreja, quando estamos na fila esperando, quando viajamos num ônibus,etc.)
Porque Samuel parou para escutar, Deus lhe deu um trabalho importante para fazer. Samuel se tornou o líder da nação de Israel, mas a princípio, Samuel não entendeu bem o que Deus estava fazendo. Ele teve a ajuda de Eli. Às vezes nós também precisamos de ajuda de pessoas mais velhas, nosso pastor, nossos professores da Escola Dominical ou nossos pais para nos ajudar a saber se é a vontade de Deus que nós estamos ouvindo. Será que Deus tem tampo ainda para falar com crianças? Será que as crianças tem tempo para ouvir a voz de Deus? (às vezes nossas vidas são muito agitadas, não dá tempo...) Deus tem coisas maravilhosas para dar ao seu povo, não importa a sua idade. É só “fazer um tempinho” para sintonizar com Deus>
Preparar a “Pedrinha de oração”. Preparar círculos de pano de mais ou menos um palmo de diâmetro. Peças às crianças para irem ao quintal (se houver, caso contrário providencie você mesma as pedrinhas). Envolva a pedra num circulo de pano e amarre com uma fitinha.
Esta Pedrinha vocês vão levar para casa e colocar em cima do seu travesseiro. Quando vocês forem dormir vão tirar a pedra do travesseiro e colocar no chão ao lado de sua cama (em cima do chinelo) . Quando você acordar a pedrinha estará ali perto para lembrá-lo de orar e escutar a voz de Deus. Você então novamente vai colocá-la no seu travesseiro. Ela vai ajudá-lo a pedir sua orientação para o dia.
OUTRAS ATIVIDADES QUE PODEM AJUDAR NA EXPERIÊNCIA DA ORAÇÃO
(Já que o nosso objetivo é desenvolver a campanha de oração que vai até 06 de Outubro, data da Vigília Nacional pela Criança, veja qual a melhor maneira de desenvolvê-las. Talvez uma boa idéia seja trabalhar cada dinâmica por um mês e depois repetir. Você também pode criar outras de acordo com a realidade e experiência do seu grupo)
Uma das coisas mais importantes que precisamos saber é que a oração é um relacionamento direto com Deus. Não aprendemos a orar através de técnicas especiais. Porém, como as crianças pensam mais concretamente e têm dificuldades de entender o abstrato, preparamos algumas atividades que ajudam a reforçar o significado da oração e despertam o interesse das crianças para terem momentos especiais com Deus.
ÁLBUM DE AGRADECIMENTO
Use um caderno de desenho para colar figuras que as crianças recortarão de revistas. Isto vai ajudá-las a lembrar de coisas pelas quais querem agradecer a Deus. Então, deixe-as folhearem o álbum e orar em suas próprias palavras o que querem agradecer a Deus. As crianças maiores poderão fazer desenhos (em vez de colar figuras) e escrever a oração na página do desenho.
CAIXINHA DE ORAÇÃO
Use uma caixa bonita – faça um recorte na tampa para colocar “bilhetes” de agradecimento, ou pedidos de oração. Crianças menores poderão colocar figuras recortadas de revistas. Num horário predeterminado (na hora do jantar, na Escola Dominical, etc) abrir e ler os bilhetes. Todos podem repetir “Obrigado Senhor” ou “nos te pedimos, Senhor” ou algo apropriado que expresse o desejo do grupo.
FOTOGRAFIAS
Muitas vezes temos parentes e amigos que moram distante, uma das formas de nos sentirmos mais juntos é orar uns pelos outros. Separar fotos destas pessoas junto com a criança e orar por elas.
ÁLBUM PELA PAZ
Com as crianças menores fazer um álbum com figuras de crianças, meninos e meninas de todos tamanhos, raças e condição social. Orar pelas crianças para que sejam mais amparadas e cuidadas.
Com as crianças maiores preparar um álbum que retrate a situação de desamparo, miséria e violência em que vivem muitas famílias. Pedir a Deus que desperte corações e mentes para mudar esta situação e construirmos um novo milênio de paz e justiça. Lembrando que “cada um deve ser a mudança que deseja ver no mundo” ou seja, nossas ações de partilha e solidariedade, inclusão e não discriminação fazem diferença.
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