quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A Casquinha de Noz


(Autoria desconhecida)

Às vezes precisamos de ajuda? Para quê? E as outras pessoas costumam pedir ajuda à vocês? Que tipo de ajuda?

Hoje nós vamos conhecer alguém que aprendeu uma grande lição sobre servir àqueles que nos cercam. Vamos ver o que ela tem a nos dizer ...

Era uma vez uma casquinha de noz que flutuava nas ondas de um grande lago. O dia estava lindo. O céu estava azul e bem claro, mas a casquinha de noz, de tão triste que estava, não havia notado o sol que brilhava.

- Como eu gostaria de estar agora naquela árvore alta e de folhas verdes em que eu nasci, pensava ela. Lá eu tinha as minhas companheiras, as outras cascas de nozes, e lá eu me sentia orgulhosa por poder proteger a pequenina noz que morava e crescia dentro de mim. Agora estou aqui, jogada na água e já não sirvo para nada.

Enquanto ela ainda estava pensando, as ondas aumentavam e jogavam a casquinha de noz de lá para cá de cá para lá. De repente veio uma borboleta toda branquinha e pequenina e disse:

- Ó casquinha de noz! Que bom eu te encontrar. Estou tão cansada. Deixa-me sentar um pouquinho em cima de ti.

- Pois não. Descansa o quanto quiseres, respondeu a casquinha de noz.

Depois de algum tempo, quando a borboleta já havia ido embora, veio uma abelhinha:
- Zum, zum..., bom dia, casquinha de noz. Eu machuquei uma das minhas asas e não posso voar direito. Posso sentar-me um pouco em cima de ti?

- Pois não, respondeu a casquinha de noz, descansa o quanto quiseres.

Daí a pouco a abelhinha foi embora e disse: - "Zum,zum, até logo e obrigada, casquinha de noz.

Nisso a casquinha foi se aproximando de uma praia onde os meninos estavam brincando com seus barquinhos de vela. Um deles não tinha um barquinho e estava olhando com os olhos tristes para os brinquedos dos outros. De repente viu a casquinha de noz, tirou-a da água e disse: - Que bom que eu te achei. Agora eu posso fazer um barquinho para mim e ele será tão bom quanto os dos outros meninos. E ele fez duas velas brancas de papel de seda e a casquinha de noz passou a ser um lindo barquinho a vela. O menino riu alto de alegria e a casquinha de noz pensou: como é bom ser útil a alguém que precisa da gente!

Nenhum comentário: