terça-feira, 7 de maio de 2019

Rio, 27/10/2011 
 

A Missão da Igreja é a Missão de Deus: amar, cuidar e salvar o mundo, toda a Criação
Ronan Boechat de Amorim

1 – A MISSÃO DE DEUS É SALVAR

 
A Missão da Igreja cristã não é apenas a Missão da Igreja. A Missão da Igreja Cristã é a Missão de Deus.

A Missão de Deus no mundo é estabelecer o seu Reino, que é “paz, justiça e alegria no espírito Santo” (Rm 14:17; 1Co 4:20). Ou seja, a Missão de Deus é resgatar toda a humanidade pecadora (destituída da glória de Deus) e toda a criação sujeita à vaidade (ao fracasso, à destruição – Rm 8:20-23), separadas de Deus pelo mal causado pelo pecado na história humana.

Como o pecado separou o homem e a mulher de Deus, e criou desarmonia em toda a criação, Deus trabalha para resgatar a sua criação. É desejo seu que cada homem e mulher sejam salvos (1Tm 2:4).
Quando lemos João 3:16 afirmando que Deus amou o mundo (a humanidade, a criação) tão imensamente que se fez homem em Jesus (encarnação) para nos oferecer Palavras de Vida eterna (salvação), podemos dizer que a Missão de Deus é salvar a sua criação, cada pessoa, em cada parte do planeta. Por que isso? Porque Deus ama e se importa com a sua criação. A Missão de Deus é amar, cuidar, reconciliar, sarar, libertar, confortar, apontar o caminho, fortalecer com palavras encorajadoras, dar colo, edificar, capacitar, etc... A Missão de Deus é salvar a sua criação.

A Missão da Igreja é a Missão de Deus. A Missão da Igreja é participar da Missão de Deus: vivendo, testemunhando, proclamando e agindo em nome de Deus, no poder de Deus e no amor de Deus.
Se a Igreja não participa da Missão de Deus é uma igreja infiel. Se a igreja tem qualquer outra missão que não seja a de salvar as pessoas é uma igreja rebelada, rebelde. Se a igreja tem uma missão própria é uma igreja que vive para si mesma, desconectada de Deus e de sua Missão, e por isso mesmo é uma igreja idólatra, porque glorifica não ao seu Deus e Senhor, mas a si mesma. Mas a Palavra de Deus orienta a sua igreja quanto a isso. Devemos por exemplo:
a) procurar compreender qual é a vontade do Senhor e encher-se do Espírito (Ef 5:17-18; Ef 5:10)
b) buscar o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar (Mt 6:33) – amar, confiar e obedecer radicalmente a Deus
c) não ser cúmplice das obras infrutíferas e reprová-las (Ef 5:11) – inclusive a omissão de fazer o bem e a deturpação de ter uma tarefa que não tenha sido dada a nós pelo Senhor.
d) vigiar e orar (sem cessar) para não cair em tentação (Mc 14:38; 1Ts 5:17) – livrar-se das tentações da carne (natureza humana corrompida) e dos laços do diabo que trabalha para que a salvação divina não aconteça.
e) não pensar de si mesma além do que convém (Rm 12:3; 2 Co 10:18) - não ter a si mesma como missão, como finalidade
f) nada fazer por partidarismo ou vanglória (Fp 2:3-4) – toda glória é somente para o Senhor, pois para a Igreja o viver é Cristo.
g) não ser imaturo nem obscurecido de entendimento (Ef 4:14 e 17)
h) não dar lugar ao Diabo nem apagar ao Espírito (Ef 4:27: 1Ts 5:19)
i) não receber a graça de Deus em vão (2Co 6:1)
j) amar, confiar e obedecer a Jesus, pois quem não obedece a Jesus não o ama (Jo 14:21 e 23-24; Jo 15:14)

O próprio Senhor Jesus nos deu o exemplo de que a Missão da Igreja é a Missão de Deus e nada mais. Ele disse: “Eu nada posso fazer por mim mesmo... não procuro fazer a minha própria vontade” (Jo 5:30; Jo 5:19). “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (Jo 4:34). “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou” (Jo 6:38). “O Filho nada poder fazer por si mesmo” (Jo 5:19). Pai, “eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (Jo 17:4).

“Eu sou o Mestre” disse Jesus aos seus discípulos (Jo 13:13). “Eu vos dei o exemplo para que, como vos fiz, façais vós também” (Jo 13:15). “Aprendei de mim” (Mt 11: 29). “Sem mim, nada podeis fazer!” (Jo 15:5).

Jesus também nos ensinou que “o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou” (Jo 13:16). “Quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim (Jo 13:20). Assim, se não houve fidelidade nossa ao ensino, mandato e comissionamento que Jesus nos deu, ele não estará conosco. Pois toda infidelidade da Igreja (omissão ou deturpação da Missão de Deus) será apenas iniquidade, uso do nome de Deus em vão.


2 – A MISSÃO DA IGREJA É SERVIR: AMAR E CUIDAR.
Jesus disse aos seus discípulos (à sua igreja) que o Pai havia lhe dado toda autoridade no Céu e na Terra (Mt 28:18). E foi usando essa autoridade que Jesus comissionou a Igreja para a Missão e enviou o Espírito Santo sobre ela, para que além de comissionamento e autoridade, tivesse também o poder e a capacitação divina para cumprir o que Ele ordenava à sua igreja.
Faz parte da Missão “ir pelo mundo” (sair das quatro paredes do templo e da religiosidade em direção à comunidade externa onde estamos inseridos como igreja/templo ou como pessoas e famílias em direção às pessoas com quem convivemos, trabalhamos, etc), “fazer discípulos(as), batizá-los e ensiná-los” tudo o que o Senhor e Salvador fez e ensinou e também tudo o que Ele é.

Embora sejam ações inseparáveis, de modo que uma fica ineficaz e sem sentido sem as outras, mas apenas por questões pedagógicas, fazemos Missão quando:
1) Vivemos e celebramos o Evangelho;
2) Falamos, testemunhamos com nossos lábios e proclamamos o Evangelho;
3) Contribuímos com nosso trabalho, ofertas e dízimos para o sustento e o avanço das causas e projetos que acontecem e existem por causa do Evangelho;
4) Quando servimos ao próximo como sinal e prática do amor de Deus.

Se a Missão de Deus no Mundo é amar, cuidar e salvar o mundo (ou noutras palavras, estabelecer o seu Reino e vontade de vida sobre toda a criação), a Missão da Igreja igualmente só pode ser amar, cuidar e salvar o mundo. Ou seja, participar da Missão de Deus, alargando a abrangência do Reino de Deus em nosso mundo (a Criação de Deus), incluindo mais e mais pessoas (como cidadãs) no Reino e na Igreja, o projeto de Deus para promover o seu Reino.

Diante disso há duas importantes constatações a fazer:
A) A tarefa da Igreja não é apenas a promoção de um comportamento ético, de uma filosofia de vida, de ritos e preceitos religiosos, de uma doutrina ou teologia, pois somos informados que a luta da Igreja não é contra “carne ou sangue” (contra pessoas ou povos), mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes ” (Ef 6:12). Ou seja, contra o “deus desse mundo” (2Co 4:4), cuja finalidade não é outra, senão, matar, roubar e destruir (Jo 10:10).

Como vemos nos evangelhos, até Jesus (que fez homem igual a nós em tudo, exceto no pecado – Hb 2:17-18; Hb 4:15; Fp 2:5-8) precisou do poder do Espírito Santo (Lc 5:17) e tinha vida de oração. Jesus, nosso Senhor e Salvador, era um homem de oração.

B) Nada podemos fazer sem Jesus, sem a autoridade que ele nos dá, e sem o poder e capacitação do Espírito Santo (Jo 15:5).
Tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus” (Cl 3:17)
“...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Rm 13:14)
“...revistamo-nos com as armas da luz” (Rm 13:12; Ef 5:8-11; Ef 6:10-17), a saber, verdade, justiça, testemunho do Evangelho, fé e Palavra de Deus.
“O Espírito Santo nos assiste em nossa fraqueza, porque não sabemos nem orar como convém...” (Rm 8:26)

“Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1Co 15:57-58).

3 - CONCLUSÃO:
Podemos dizer que o resumo dessa reflexão está na letra da canção “Há trabalho Pronto”, de H. Maxwell Wrigth, que compõe o hinário Harpa Cristã. A poesia nos diz:

Há trabalho pronto para ti, cristão;
Que demanda toda a tua devoção;
Vem, alegremente, a Cristo obedecer,
Pois só tu, ó crente, o poderás fazer!

Por Jesus a trabalhar,
Prontamente, fielmente, trabalhar!
Em Servi-Lo, que prazer!
E só tu, ó crente, o poderás fazer.

Para cada crente, o Mestre preparou
Um trabalho certo, quando o resgatou,
O trabalho a que Jesus te chama aqui.
Como será feito, se não for por ti?

Pode ser humilde, mas se for p'ra Deus,
Ele é contemplado lá dos altos céus.
E o esforço feito não será em vão
Se tiver de Cristo, plena aprovação!

Quantos há perdidos, sem a salvação!
Quantos que precisam de consolação!
Como Cristo os ama, fá-los entender,
Pois só tu, á crente, o poderás fazer!


4 – QUESTÃO:
Leia 2Tm 2:15.
O que esse texto bíblico tem a nos dizer diante do que estudamos até aqui?
O que esse texto diz, pessoalmente, a você?

Nenhum comentário: