terça-feira, 7 de maio de 2019

BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO,
PORQUE VERÃO A DEUS (Mt 5:8)

1 – Introdução:
Com a bem-aventurança estudada hoje, Jesus nos traz ao cume da montanha da perfeição cristã. A subida começou com a pobreza de espírito (quebrantamento). Agora chegamos à promessa inspirada nos profetas e nos Salmos, especialmente o Sl 24, que promete a proximidade e intimidade de Deus aos que têm o coração puro e as mãos limpas. Podemos dizer que a síntese dessa bem-aventurança é retirar os ídolos, o mal e todo vazio do coração e enchê-lo da presença de Deus.

2 – Coração Puro gera mãos limpas, mãos limpas sinalizam um coração puro
Há algo que é inseparável da pureza de coração: o desafio das “mãos limpas”. Coração puro e mãos limpas são dois lados da mesma moeda. Mãos limpas traduz-se em não praticar o mal, coração limpo ou puro é não desejar fazer o mal. O coração puro é atitude interior, as mãos limpas são as obras e o comportamento coerentes com essa atitude. Mãos limpas são consequência da pureza de coração, são seus frutos visíveis. Segundo Jesus é pelos frutos (mãos limpas) que se conhece a árvore (pureza de coração) (Lc 6:44).

Aquele que interiormente não adora ídolos e nem cultiva pecados também não irá atrás deles na vida prática e quotidiana. “Nada há no exterior do homem que penetrando nele, o possa tornar impuro, mas o que sai do homem, isso é o que o torna impuro” (Mt 7:15). “Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo para que também o exterior fique limpo” (Mt 23:26). A mudança exterior não gera mudança interior, mas a mudança interior (a conversão, por exemplo) gera mudanças exteriores no comportamento, nos valores, nas vestimentas, no palavreado, nas reações, nos compromissos, no jeito de ver o mundo e tratar as pessoas.

3 – Coração limpo é resultado de vida  consagrada ao Senhor Jesus
    Quando Jesus bate à porta do coração do pecador e esse coração se abre, Jesus  entra, lava, limpa e purifica esse coração de todo pecado e mal. O coração é transformado e habitado pelo Espírito Santo que é Deus em nós. O Espírito Santo a partir daí se torna seu Senhor. Um novo coração nos é dado por Deus, a gente nasce de novo, somos um novo ser humano.

     E porque o coração é transformado e santificado toda a nossa vida é transformada, todos os nossos valores, comportamentos, relacionamentos, pensamentos e sentimentos são alcançados pela maravilhosa Graça de Deus.
Por isso aqui em Mt 5:8 Jesus está falando de uma pureza interior, uma santidade íntima que só os pobres de espírito (quebrantados) têm o privilégio de possuir. Ou melhor, têm o privilégio de não possuir, pois os pobres de espírito sabem que não possuem nada em si mesmos, pois tudo o que têm nos é dado por Deus.
Os limpos de coração são limpos por causa da transparência da alma e, assim, acreditam mais em Deus do que neles mesmos. Tudo é feito para a honra e glória de Deus, para a salvação do mundo, para a edificação da Igreja de Jesus. Por isso, essa bem-aventurança de Mt 5:8 dentre outras coisas nos ensina:
a) Os limpos de coração já choraram seus próprios pecados e, como consequência, usufruem do perdão concedido pelo Pai.
b) Os limpos de coração não tocam trombeta quando dão suas esmolas, não oram em pé nas praças para serem vistos dos homens, não jejuam e depois apresentam-se com o rosto desfigurado para impressionar as pessoas.
c) Sinceridade e integridade são as características mais evidentes dos limpos de coração.

4 – Os limpos de coração verão a Deus
Mas o mais surpreendente dessa bem-aventurança não é algo que Deus fará ou nos dará como recompensa. Aqui a promessa é: “os limpos de coração verão a Deus”. A promessa é inusitada porque segundo a tradição bíblica, ninguém pode ver a Deus (João 1:18; Jo 6:46; Lc 10:22; Ex 33:20). Moisés só viu a Deus pelas costas. Isaías só viu parte da orla do vestido de Deus que enchia o templo.

É certo que podemos “ver” Deus revelado em Jesus Cristo, por meio da revelação de sua Palavra. “Quem me vê, vê aquele que me enviou”, pois “eu e o Pai somos um”, nos disse Jesus. Também cremos que veremos ao nosso Deus em toda a sua plenitude, face a face e olho no olho depois que morrermos e formos para o Céu. Mas a promessa de Jesus aqui em Mt 5:8 é que veremos Deus também no presente, em nosso dias, aqui e agora.

Obviamente o que Jesus nos promete não é vermos a Deus fisicamente com os olhos do nosso corpo, mas o poder sobrenatural e o privilégio de vermos Deus, experimentarmos sua presença, com os olhos da fé.

Não podemos ver o invisível, mas podemos experimentar a presença real de Deus. É invisível aos nossos olhos, mas verdadeiro, vivo e real. Ver Deus não é mera poesia ou uma simples metáfora (figura de linguagem), mas é uma promessa verdadeira feita por quem não mente e nem se equivoca. Por isso devemos nos aproximar de Deus, buscar sua presença, pois Ele não está escondido de nós, mas está à nossa procura. Deus procura os pecadores(s) para salvá-los. Deus procura e oferece intimidade para os verdadeiros adoradores, os que O adoram em espírito e em verdade, os que O amam acima de tudo, de todo o coração e de todo o entendimento. Deus não mora em prédios feitos por mãos humanas, mas no nosso coração, na nossa vida. O coração e o corpo do crente são lugares da habitação de Deus. A gente não vê fisicamente falando, mas sente, experimenta, sabe, crê, vê. E essa experiência será tão mais profunda e concreta quanto mais viva é a nossa fé e a nossa entrega a Deus em santificação. “Quem crê, verá!”, disse Jesus.


5) PRA PENSAR:   Você pode aplicar na sua vida o que está em Jó 42:5?

Nenhum comentário: