terça-feira, 7 de maio de 2019

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS

1 – QUEBRA-GELO: O que significa dizer que uma pessoa é mansa?


2 – MENSAGEM – LER MATEUS 5:5

    Mansidão é a oitava característica ou virtude do fruto do Espírito (Gl 5:22-23). Ou seja, mansidão não é a mesma coisa que ser apático, conformado nem covarde, mas é uma característica do caráter do homem e da mulher de Deus gerado pelo Espírito Santo. O adjetivo “manso” segundo o dicionário Aurélio quer dizer: “de gênio brando ou índole pacífica, bondoso, pacato, sereno, sossegado, tranquilo”. Pode-se dizer que é o antônimo de áspero e/ou ríspido. O texto bíblico de Nm 12:3 diz que Moisés era manso. Sabermos que era firme, mas também era suave. Tinha leveza!


    Atributo divino.  Cristo é revelado no Novo Testamento (NT) como alguém manso (Mt 11:29; Mt 21:5; 2Co 10.1). A figura de Cristo como cordeiro e ovelha apontam diretamente para a sua mansidão (Is 53:7; At 8:32; Jo 1:29; 1Pe 1:19; Ap 5:6). O Espírito Santo, por sua vez, é simbolizado na Bíblia por uma pomba, destacando-se a sua natureza mansa (Mt 3:16; Gl 5:22). Todas estas figuras são símbolos de mansidão  - o fruto espiritual da submissão e dependência de Deus.


     Fruto do Espírito. A mansidão como fruto do Espírito, trata-se da virtude gerada por Ele no crente, proporcionando a habilidade de ser “gentil, humilde, cortês, amável, suave, tolerante” Os mansos são os que foram empoderados para  suportar provocações sem perder o controle (domínio próprio), sem se deixar levar a qualquer violência, que conseguem ficar tranquilos e serem pacificadores(as) quando os outros estão acalorados e irados, que preferem perdoar 70x7 ofensas a vingar uma. Na Bíblia, metaforicamente, os servos do Senhor são comparados com a ovelha por causa da mansidão (Sl 95:7; Sl 100:3; Jr 23:3; Jo 10:14-15).


     A mansidão no NT aparece nos ensinos de Jesus, como uma característica daqueles que “herdarão a terra” (Mt 5:5). Paulo faz diversas alusões a esta virtude, dizendo que ela é uma característica na vida daqueles que nasceram de novo (Gl 5.22); que precisa estar presente no seio da igreja, particularmente na correção dos faltosos e em pecado (Gl 6:1); que como filhos de Deus, precisamos imitá-lo, agindo e ensinando com mansidão (Ef 4:1-2); como nascidos de novo, devemos nos revestir dessa virtude (Cl 3:12); exortou Timóteo a buscá-la (1 Tm 6.11); e a ensinar com mansidão aos que resistem à verdade (2Tm 2:25); orientou a Tito que exortasse os cristãos a serem mansos com todos os homens e mulheres (Tt 3:2). Tiago afirmou que a verdadeira sabedoria se manifesta em mansidão (Tg 3:13); Pedro, exortou aos cristãos que respondessem com mansidão aqueles que questionassem a sua fé (1Pe 3:15).


PARA PENSAR: Leia Mt 24:35, 2Pd 3:13 e Ap 21:1 e Mt 25:34.

         A que terra se refere essa promessa? 

Nenhum comentário: