terça-feira, 7 de maio de 2019


Prezada Clara,
dores e alegrias, paz interior e tragédias, bem e mal, melancolia e cura, etc, fazem parte da vida de todos nós, de cada um de nós. Mais que isso, estão misturadas. Assim, ninguém é tão feliz que não enfrente algum tipo de tribulação ou problema que tem de encarar e resolver. Ninguém é tão infeliz que não tenha também aspectos abençoados em sua vida.

Nossas vitórias e paz tanto quanto as nossas dores e infelicidade também são resultados de nossas escolhas. Escolhemos errados e de modo geral sofremos com isso. Mas o sofrimento também vem pelo poder que o outro tem de nos ferir e de nos impor sofrimentos. E ainda tem mais: sofremos por causa da fragilidade de nosso corpo (doenças, envelhecimentos). Sofremos porque age no mundo um poder maléfico que veio pra matar, roubar e destruir. Mas nosso Deus nos convida a confiar nEle para que possamos dizer como o rei Davi: "se o Senhor Deus estiver comigo, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum".

Jesus disse que estaria conosco até o final dos tempos. Que ele nos fortaleceria para enfrentarmos dissabores como homens descritos na Bíblia também enfrentaram: José foi traído pelos irmãos, vendido como escravo e preso por 3 anos nas masmorras do Faraó. Estevão foi apedrejado. A apóstolo Paulo passou a parte final da sua vida preso. E o próprio Senhor Jesus foi morto na cruz.

Todas essas histórias, e a nossa própria história, revelam sim que a vida e marcada pelas forças da morte que quer tragá-la, mas que há um Deus que nos encoraja, que nos abençoa, que cuida de nós, que salva. Nossos sofrimentos não são necessariamente resultados de nossas escolhas e retribuição boa pelo bem vivido ou castigo pelo mal praticado. Todo esse processo, a vida, é injusta sim.

Pessoas maravilhosas sofrem. Pessoas cruéis parecem que têm 7 vidas. Sem querer ser "professoral" e chato e longo, a vida e a história humana não expressam o que Deus quer, pelo contrário, olhando em volta veremos uma organização social, econômica, familiar, marcadas pela violência, injustiça, racismo, misoginia, etc, etc, que são expressões e atos concretos de tudo o que Deus repudia e não quer para nossa vida e para a sua criação. Por isso Jesus veio, para trazer o convite para uma nova vida, com mais generosidade e integridade, por relacionamentos pessoais e sociais com mais justiça e alteridade.... Quem crê, experimenta o desafio dessa vida na contra-mão do mundo, o desafio de viver revolucionariamente nessa contra-cultura, de modo diferente do que tornou-se comum e normal.

Não sei quando, não sei se um dia esse mundo será um lugar mais justo e um bom lugar para todos viverem, pelo que leio na Bíblia, isso só poderia acontecer com a intervenção final e total de Deus no mundo, comumente chamada de segunda vinda de Jesus. Por isso Jesus pediu que orássemos pela vinda da plenitude do seu reino, do seu governo. Mas isso é coisa para crente, esperar e orar por isso.

Mas enquanto estamos nesse momento histórico, enfrentando nossos desertos, maremotos, solidão, enfermidades e todo tipo de tribulação, que possamos encontrar consolo, poder e motivação na pessoa de Deus, que possamos minorar as dores uns dos outros com amizade e a prática da misericórdia, consolando, suportando, caminhando e cantando e seguindo a canção...

Perdoe-me pelo textão. Não sei o que vc está enfrentando. Caso queira conversar e orar ou tomar um café com um amigo, fale comigo em particular. Mas estou aqui agora orando pela bênção ao Senhor sobre a sua vida e isso que pesa sobre você.

Que você possa encontrar em Deus as forças e o encorajamento para lutar e vencer...

Passando para deixar um abraço. Um dia abençoado, com bons amigos, boas surpresas e motivos de alegria e esperança.

RONAN BOECHAT DE AMORIM

Nenhum comentário: