terça-feira, 7 de maio de 2019

JORNADA DO AUTOCONHECIMENTO – PARTE 1
Frida Martins

Você se conhece? Consegue olhar para dentro de si e reconhecer sua qualidades e defeitos e empenhado em ser uma pessoa melhor? Sabe aonde quer chegar?

Perguntas simples como essas podem ser tornar difíceis quando temos um baixo conhecimento sobre nós mesmos. Muitas vezes temos dificuldades de olhar para dentro de nós e identificar nossas forças e fraquezas. Tendenciamos sempre a olhar para o outro e nos tornamos mestres em avaliar positivamente ou negativamente uma pessoa.

Em Mateus 7:3 diz: “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?”

Quanto mais autoconhecimento eu tenho de mim mesmo, mai vou entender que estou sujeito a vitórias e fracassos e assim terei um olhar de empatia com o meu próximo.

O autoconhecimento gera mim controle das minhas emoções, relacionamentos saudáveis e a constante busca em me tornar uma pessoa melhor. Muitas vezes a minha dificuldade de conviver com o outro e porque ainda não aprendi a conviver comigo mesmo.

A medida que eu me conheço vou percebendo a mudança dos que estão ao meu redor, porque  começo a olhar para os outros com uma nova  ótica,  entendendo que todos somos passíveis a erros e acertos na vida.
                Responda pra você mesmo estas perguntas e veja como está o seu autoconhecimento:
       1-Quais são as suas maiores qualidades?
       2-Quais são os seus maiores sonhos?
       3-Qual é a sua missão na vida?
       4-Qual é o seu propósito?

                      Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta”   Carl Jung

                   Você quer despertar?
                                   


JORNADA DO AUTOCONHECIMENTO – PARTE 2
Frida Martins

Por isso foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos 
e Cristo resplandecerá sobre ti”. (Efésios 5:14)

                     O despertar está diretamente ligado ao autoconhecimento. Conhecer a si mesmo e suas emoções é descobrir suas qualidades, potenciais, valores, motivações, bem como os pontos de melhoria que devem ser desenvolvidos para atingir as próprias metas.

                     Se conhecer, saber discernir seus sentimentos, enfrentar os problemas e conflitos, identificar com clareza seus talentos, aprender a se observar , trará pra você novas expectativas do presente e a olhar com fé e esperança para as promessas que o Senhor reservou para a sua vida.
Quando eu desperto, o que eu encontro?

·       Propósito: o Dicionário Aurélio o define como sendo: “algo que se pretende fazer ou conseguir, intenção, intento, projeto” O cristão precisa saber qual o propósito para o qual foi criado. Deus tinha algo em mente quando nos criou. Ele não nos projetou para o fracasso, para o pecado ou para a morte eterna. Não. Ele nos projetou para a vida. E vida abundante. Para conhecê-lo e fazê-lo conhecido.

·       Direção: Descubro aonde quero chegar, sigo sem vacilar em direção do alvo, que é Cristo. Muitas pessoas andam perdidas na casa do Pai por que não conhecem a si mesmas. Não descobriram sua verdadeira identidade. Ou estão caminhando, mais perderam Jesus durante a jornada de fé, assim como nos mostra Lucas 2.46 Três dias depois, O acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.

·       Identidade: Em Deus, somos mais que vencedores, tudo podemos naquele que nos fortalece, somos herdeiros das promessas do Rei dos reis. Somos filhos de Deus. Ele supre todas as nossas necessidades. Somos iguais para o Pai celestial, Ele não faz acepção de pessoas, na fraqueza somos fortes, somos instrumentos em Suas mãos, somos corpo bem ajustado, totalmente ligado. E juntos formamos, fazemos parte da Igreja do Senhor, somos a Noiva tão aguardada. Seja você grande ou pequeno Deus o ama.

·       Talentos: Consigo por em prática os dons e talentos que o Senhor me deu, cumprindo o seu Ide e estabelecendo o seu Reino aonde estiver.

·       Relacionamentos saudáveis: Tenho um olhar de mais empatia e misericórdia com o outro. Reconhecendo que também sou passível a erros e me colocando sempre como suporte e não acusador.

·       Oportunidade de me corrigir: Reconheço a misericórdia e a graça de Deus em minha vida e busco nela a oportunidade de recomeçar e fazer diferente.

·       Protagonismo: Não sou mais a vítima! Aprendo que não posso mudar o que aconteceu na minha vida, mais que Jesus me dá a oportunidade de escrever uma história diferente.


·       Encontro comigo mesmo: Reconheço minhas limitações, valorizo minhas qualidades, me perdôo e perdôo os outros com mais facilidades, pois entendo que tudo acontece na minha vida é para que meu caráter seja forjado em Cristo e assim consigo ter relacionamentos saudáveis e viver a vida de abundância que Jesus trouxe pra mim.

Nenhum comentário: